quinta-feira, 21 de outubro de 2010

XVII - Moção Sectorial (Agricultura com politica)

“Agricultura com politica”

Á semelhança com o que fizemos no XVIII Congresso Nacional da Juventude Socialista, e porque o nosso distrito é o leito de mais de 45% dos trabalhos agricolas em Portugal, decidimos também hoje, apresentar uma moção sectorial dedicada ao sector agrícola.

Como nos revemos em pleno na moção global de Paulo Fonseca, e como existe a proposta para a criação de diversas áreas de organização interna, em que a Agricultura é tema integrante dessa inovação, decidimos propor algumas linhas de orientação para uma melhor implementação do sistema a seguir.

Agricultura na escola

Na década de 70 e 80, nas nossas escolas no ensino secundário, existia uma disciplina de caracter obrigatório a que os alunos davam a designação de “Agro”, em que o tema central era a agricultura. Os alunos trabalhavam a terra, plantavam, colhiam, e realizavam as demais tarefas inerentes á actividade. Muitas das vezes até, a produção obtida acabava por ser uma das fontes para a confecção das refeições da própria escola. Esta implementação no ensino secundário teve como resultado, que os jovens que na altura aprenderam um pouco de agricultura, são na sua maioria hoje, os agricultores do nosso Ribatejo.

Assim, pensamos que, conjuntamente com agricultores, empresas ligadas ao sector, Associação de Jovens Agricultores, e com a Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste, temos a grande hipótese de estimular os nossos jovens, não só nas escolas secundárias, mas também nas primárias (porque não?), desenvolvendo palestras e dias da agricultura, fazendo o que tanto nós defendemos que é a politica de proximidade, e acima de tudo talvez assegurar o futuro da nossa agricultura.

Encontro com o agricultor

Á semelhança com o que o Partido Socialista fez no mês de Junho em Almeirim, acção intitulada como “Jornadas de Verão”, achamos que estas acções não deveriam acontecer só na época do Verão, mas sim durante todo o ano.

Mais uma vez voltamos a falar da politica de proximidade, ou seja, continuamente realizar acções e promover encontros com agricultores, de uma forma descentralizada por todo o distrito, dando a possibilidade a todos os agricultores mostrarem os seus problemas e soluções , tendo como consequencia um maior conhecimento de matérias que muitas das vezes são estranhas á nossa federação, e fazer de nós um veículo de transmissão para que os nossos deputados tenham matéria para apresentar na Assembleia da República para que se possa construir uma melhoria da agricultura no distrito, e porque não no país.

Ambiente e Turismo na Agricultura

Nestas duas matérias, a agricultura cada vez mais está intrinsecamente ligada.

Em matéria de ambiente, era importante que a nossa federação conseguisse ter um papel pedagógico e conseguir ter uma postura de sensibilização para uma problemática que cada vez mais está presente no nosso quatidiano. Quer seja através de acções produzidas pela nossa JS Ribatejo com material de acção previamente definido, quer seja por debito de informação de boas práticas durante as acções propostas anteriormente, achamos que a federação e todos nós temos dar o nosso contributo ao nosso meio natural envolvente que se chama Ambiente.

Fazendo uma abordagem pela temática do Turismo, todos nós começamos cada vez mais a ouvir a designação de “Turismo Rural”. Cada vez mais é usual e até está na moda, o comum citadino querer ter uma experiencia da vida rural, seja na apanha das uvas, seja no trabalho da terra, ou simplesmente fazer uma refeição no meio de um qualquer espaço rural. No nosso distrito são cada vez mais as infra estruturas ligadas a este novo tipo de turismo.

Poderá ser também aqui, que a nossa federação poderá desenvolver um trabalho valorativo para a agricultura da região, utilizando a sua influência junto dos nossos deputados, junto das demais organizações ligadas ao sector ou até ajudando nos processos logisticos inerentes a candidaturas para posteriores apoios financeiros, para que muitas das intenções para formar mais espaços rurais de cariz turístico, não passem disso mesmo, de intenções.

O “cluster” Agro-Industrial

A missão do Cluster Agro-Industrial passa por desenvolver o grau de colaboração e cooperação entre empresas e entidades relacionadas com o sector agro-industrial, encorajando a reestruturação competitiva do sector, assegurando dessa forma uma ampla participação das entidades directamente relacionadas com o sector nos circuitos comerciais, nacionais e internacionais.

Felizmente já possuímos este tipo de estrutura no nosso distrito, mas ainda não abrange toda a área como era desejável. É neste sentido que a Federação Distrital do PS, poderá dar o seu contributo, maximizando a missão de estruturas de igual objectivo. Existem ainda muitas organizações, e até muitas autarquias que por desconhecimento, ou por cepticismo, não aderem a tipos de iniciativa como esta, cabe-nos a nós tentar contrariar esta tendencia que ainda prevalece no seio destas identidades. Através da nossa organização interna, realizando periodicamente visitas e reuniões de trabalho com estas novas estruturas, tentando assimilar toda a informação que estas têm para nos dar, para posteriormente fazer o trabalho de actor dinamizador de projectos estruturantes para o sector agrícola.

Sem estes tipos de iniciativas, não vamos conseguir acompanhar o ritmo que o mundo agrícola está a impor. Só com um claro agrupamento de todas as partes integrantes se consegue trazer até aos nossos agricultores a tecnologia e o know out de todo o mundo que cada vez mais se está aproximar de qualquer outra actividade.

Vamos ter nós a missão de colocar a inovação e a competitividade no distrito de Santarém, para que a nossa agricultura ocupe cada vez mais os lugares cimeiros no país e além fronteiras, porque produto de qualidade todos nós sabemos que o temos.

1º Subscritor
Rui Hipólito