quinta-feira, 21 de outubro de 2010

XIV - Moção Sectorial (Socialismo em 2010)

Socialismo em 2010

Hoje, em pleno ano de 2010, urge discutir ideologia e voltar a repensar modelos e os seus enquadramentos. E os socialistas do distrito não podem estar alheados dessa discussão.

O nosso Partido está inserido numa grande família onde cabem os partidos socialistas, sociais-democratas e trabalhistas do mundo ocidental. O Centro-Esquerda tem evoluído e mudado ao longo da História, mas defendemos que essa mesma evolução não faça esquecer os princípios nos quais assentam a luta de décadas por um mundo mais justo e mais solidário.

Os anos 60 são justamente considerados os anos de ouro do socialismo-democrático, tendo vários países conseguido modelos sociais e políticas públicas positivas. Contudo, com a crise do Petróleo dos anos 70, as políticas públicas de cariz keynesiano foram colocadas em causa, perdendo força a partir dessa época. Nos dias de hoje, porém, e com o rebentar de uma crise nunca vista desde 1929, tudo mudou.

O modelo onde a especulação e as agências de rating têm mais poder que governos e as organizações internacionais de regulação tem acabar. Os socialistas do distrito de Santarém têm de estar nesse combate pela não subjugação do poder político ao económico. É isso que nos define como de esquerda, não pudemos vacilar.

Defendemos que a ética e a regulação dos mercados são necessárias, mas não suficientes. É preciso um modelo de sociedade mais justo e o PS Distrital de Santarém é parte integrante da defesa dessa mudança.

O liberalismo selvagem mostrou as suas falhas e desregulações nesta crise, tornando-se necessária uma nova forma de fazer política à esquerda, voltando o “keynesianismo” a ser a matriz de uma nova política económica. Dessa forma a distrital de Santarém do PS deve estar na primeira linha da defesa de uma política justa e com visão social.

Devemos considerar novamente a importância de uma intervenção estatal forte e uma política baseada nos valores do combate à exclusão social, fazendo com que o “modelo social europeu” seja assegurado no nosso país e distrito.

O Partido Socialista do distrito de Santarém deve por isso contribuir para o debate, promovendo fóruns para desta forma continuar a ser o principal agente de mudança no distrito.

1 Subscritor
Hugo Costa