quinta-feira, 21 de outubro de 2010

XIII - Moção Sectorial (O papel estratégico De uma estratégia de comunicação)

O PAPEL ESTRATÉGICO
DE UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO


Preâmbulo

A nossa visão é que é pela política que se constrói uma sociedade democrática, justa, plural e moderna. A nossa missão é contribuir para a participação cívica, para o desenvolvimento das pessoas e das empresas, unidos por valores como a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

O papel estratégico de uma estratégia de comunicação

“Um homem que tem algo a dizer e não encontra ouvintes está em má situação. Mas, pior ainda estão os ouvintes que não encontram quem tenha algo a dizer-lhes.” Bertold Brecht

Para comunicar em política, já não basta abrir noticiários, encher páginas de jornais de notícias e anúncios, imprimir folhetos ou enviar e-mails aos milhares. Actualmente, para comunicar com sucesso, é preciso, em primeiro lugar, definir uma estratégia.

Está estudado e provado que comunicar sem uma estratégia é financeiramente mais caro, o seu impacto mais difícil de medir e que o risco de ruído associado ao conteúdo da mensagem aumenta substancialmente.

Os sinais têm sido claros, se não agirmos hoje, teremos que reagir amanhã. Amanhã, poderá ser demasiado tarde!

A oposição está atenta, está no terreno, alimenta o espaço mediático com intrigas, divisionismos e muita demagogia. Sem uma estratégia de comunicação, o partido fica mais exposto a estes fenómenos. Para o contrariar, para crescer, para que a sociedade conheça e reconheça o nosso trabalho, temos que definir o quê, para quem e com que meios comunicar.

Urge desenvolver uma estratégia de comunicação global. Para que tal aconteça com sucesso, temos que percorrer em simultâneo dois caminhos. No partido, estabelecer pontes, partilhar informação, unir o que está disperso, criar os meios, os espaços, os canais por onde iremos comunicar. Na sociedade, estabelecer sinergias com a base da pirâmide, temos de estar mais próximos das pessoas, promover o debate, utilizar todos os meios à nossa disposição para abrir o partido aos cidadãos, ouvir, olhar olhos nos olhos aqueles que em nós depositam a sua confiança e posteriormente partir para a acção.

A liderança

Pela sua natureza, a implementação de uma estratégia de comunicação resulta numa rotura com o passado, é por isso normal que encontre alguma resistência interna. Para ultrapassar essa resistência é fundamental que a liderança actue de forma facilitadora, reconhecendo a capacidade técnica daqueles que a vão desenvolver e, ao mesmo tempo, estimulando a participação de todos os militantes neste processo.

Os militantes

A cara, a voz e os ouvidos do partido no território são os militantes. Devemos por isso disponibilizar-lhes canais e procedimentos simples, regulares, conhecidos por todos e de fácil acesso. Essa é a chave para garantir que a troca de informação se realiza em tempo útil e sem distorção do conteúdo.

O design

O design gráfico deve ser tido em conta pelo papel relevante que pode desempenhar no desenvolvimento da estratégia de comunicação. A exploração deste recurso traduzir-se-á em vantagens competitivas e inovadoras em termos de marketing político, identidade e benchmarking. Paralelamente e não menos importante, a aposta num design gráfico de reconhecida qualidade traduzirá responsabilidade social e uma influência pedagógica positiva.

Conclusão

O projecto político do PS não está esgotado e terá sucesso se souber acentuar a proximidade e a união para a acção. Assim, poderemos continuar a ser o garante das políticas da esquerda democrática, como o direito universal à educação e saúde, por um sistema de apoio social inclusivo e dignificante e por uma Segurança Social que garanta às gerações de hoje um futuro digno amanhã. Quando se actua em função de convicções, de ideais e de uma estratégia, não se pára perante as primeiras dificuldades. Temos por isso de continuar a necessária reforma da justiça, a defender a valorização e modernização de sectores como o comércio, a agricultura, a indústria e o turismo e principalmente o património único de Portugal, os Portugueses.

Assim, na área sectorial da comunicação, para o desenvolvimento do projecto político do PS no distrito de Santarém, cumpre-me propor:

_ O desenvolvimento de uma Estratégia de Comunicação Global;
_ A actualização dos cadernos eleitorais;
_ A criação de um domínio na internet claramente identificado com o PS distrital;
_ O planeamento e calendarização anual de acções dirigidas às populações que tenham por base a sua realidade socioeconómica e o contexto político local;
_ O reforço no apoio às secções concelhias onde os partidos da oposição ou grupos de independentes estão em maioria nos executivos camarários.

Terminamos lembrando as palavras de Sun Tzu na Arte da Guerra, “A estratégia sem táctica é o caminho mais lento para a vitória. Táctica sem estratégia é o ruído antes da derrota”.

SUBSCRITORES
Paulo Simão
Anabela Damião Rodrigues
Pedro Magalhães Ribeiro
Telma Vinhas
Vasco Casimiro
Delegados da Secção do Cartaxo